segunda-feira, 26 de julho de 2010

Por que não arriscar?

"Às vezes é preciso saltar de olhos fechados, e ver o que acontece"... vi hoje essa frase no twitter da Lya Luft. Engraçado como algumas poucas palavras bem organizadas são capazes de nos transmitir umm bom ensinamento.



O homem vai crescendo e vai perdendo a coragem de arriscar. Toda criança é destemida e sempre pronta para os novos desafios que qualquer um lhe proponha. Qnato maior o desafio, maior o gosto de tentar, de fazer acontecer. Mas parece que o que as pessoas chamam de experiência é, na verdade, o medo de arriscar que vai se intensificando a medida que os anos passam.

Vamos aprendendo a nos comportar "na sociedade" e desapredendo a nos aventurar. Temos medo de errar, de ir de encontros as regras impostas pelas pessoas, de passar vergonha, de sair da linha...

Vai ver que é por isso que não podemos perder o contato com as crianças: para termos sempre a oportunidade de relembrar a importância de viver novas experiências, sem ter receio de por em risco as oportunidades, de errar e acertar, tentando achar um meio termo entre o bom e o ruim e sabendo dosar a hora certa para vestir a capa de cada um sem ser desonesto consigo mesmo e com os que nos rodeiam.

No fundo sonhar, é construir a oportunidade de fazer algo que tem chances de dar errado.

E como diria Soren Kiekegaard:

Arriscar é Viver
Rir é arriscar-se a parecer louco.
Chorar é arriscar-se a parecer sentimental.
Estender a mão para o outro é arriscar-se a se envolver.
Expor seus sentimentos é arriscar-se a expor seu eu verdadeiro.
Amar é arriscar-se a não ser amado.
Expor suas idéias e sonhos ao público é arriscar-se a perder.
Viver é arriscar-se a morrer...
Ter esperança é arriscar-se a sofrer decepção.
Tentar é arriscar-se a falhar.
Mas...
é preciso correr riscos.
Porque o maior azar da vida é não arriscar nada...
Pessoas que não arriscam, que nada fazem, nada são.
Podem estar evitando o sofrimento e a tristeza.
Mas assim não podem aprender, sentir, crescer, mudar, amar, viver...
Acorrentadas às suas atitudes, são escravas;
Abrem mão de sua liberdade.
Só a pessoa que se arrisca é livre...
"Arriscar-se é perder o pé por algum tempo.
Não se arriscar é perder a vida..."

3 comentários:

  1. Precisamos mesmo arriscar mais e ter menos medo. Adorei o texto e o complemento. Me fez refletir bastante.

    ResponderExcluir
  2. Como disse o renan, que creio que não é o nosso, precisamos arriscar, mas devemos ter medo. Tudo que arriscamos tem uma consequencia, que nem sempre será boa. Devemos ter medo, pq o medo é um instinto de sobrevivência.

    Olha quem fala, né? Eu que meto a cara, independente do que possa me acontecer.. Mas eu sei que não pode ser assim. Uma hora acabo me machucando de verdade, machucando outras pessoas e não vou poder justificar com um simples "estava arriscando".

    "Saltar de olhos fechados e ver o que acontece", pode ser desastroso e não ter volta. É bom saltar, mas não é saudável manter os olhos fechados.

    ResponderExcluir
  3. amei o blog. isso serviu como uma luva nesse momento. vamos todos nos arriscar, pq qm nao joga na megacena, nunca poderá ganhar. ^^

    ResponderExcluir